Apresentação.

No âmbito da disciplina de Área de Projecto do 12ºC da ESSL de Portalegre, escolhemos como objecto de estudo a Multideficiência.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Terapias

Nas nossa visitas à Unidade e com o contacto com as terapeutas com que  trabalhamos recolhemos algumas informações sobre algumas terapias, de entre muitas, utilizadas nas crianças. Terapias essas que passamos aqui a descrever.


Cinesioterapia

Basicamente, podemos defenir como a terapia do movimento, pois a mesma tem como objectivo a reabilitação funcional através da realização de movimentos activos ou passivos.
Melhorar a coluna é um dos objectivos e sentando-se correctamente numa cadeira é um exemplo fácil desta terapia.


Crioterapia

Crioterapia é o termo usado para descrever a terapia utilizando o frio, isto é , utilizando uma qualquer substância no corpo resultando na diminuição da temperatura na área onde é aplicada, esta terapia tem vários objectivos, entre os quais podemos referir o aumento do tônus muscular resultando em calafrios que são contracções involuntárias dos músculos, que levam ao seu torneamento. Um exemplo que podemos dar é o trabalho realizado com o Jorge e o Joaquim para estes fecharem a boca, a terapeuta aplica o gelo na zona em volta da boca, levando que as crianças contraiam esses musculos, que com repetições leva a que a zona aplicada ganhe mais força.


Musicoterapia

É a utilização da música e/ou dos seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia num processo destinado a facilitar e promover a comunicação, relacionamento, aprendizagem, mobilização, expressão, organização, entre outros, com o objectivo de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
Pode por exemplo, ser uma forma para ajudar a relaxar a criança.


Cinesioterapia respiratória

Consiste num conjunto de métodos cinesioterapêuticos que visam a libertação das secreções que causa a obstrução das vias respiratórias e promoção da função respiratória normal de forma eficaz.
A desobstrução depende fundamentalmente de 5 etapas que são dependentes umas das outras: desobstrução nasal, fluidificação das secreções, mobilização e progressão das secreções, mobilização do tórax e expulsão.

Sem comentários:

Enviar um comentário