Apresentação.

No âmbito da disciplina de Área de Projecto do 12ºC da ESSL de Portalegre, escolhemos como objecto de estudo a Multideficiência.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Tempo de Mudar.

Vale sempre a pena dizer uma vez mais e apelar uma vez mais, ao lado humano das pessoas. Faze-las ver que o ser diferente não quer dizer que seja uma coisa má.
Para o nosso grupo, que está a tratar a Multideficiência como tema de projecto, tem sido uma experiência muito enriquecedora.
Desde o ínicio que tinhamos várias expectativas de como iria ser, o que iriamos sentir ao entrar em contacto com crianças portadoras de deficiência, o que isso iria mudar na nossa vida... haviam dúvidas naturais.
Neste momento podemos com toda a certeza afirmar que é uma experiência que muda a nossa maneira de ver e de sentir tudo à nossa volta, passámos a dar valor a coisas que antes passavam despercebidas, pois era algo a que não estávamos atentos. Como por exemplo, ao sorriso.
Ao mantermos contacto com as crianças portadoras de deficiência, passamos a dar muito valor ao sorriso, pois é o sorriso mais puro que podemos receber. Eles não pedem nada em troca, não exigem nada. E ao ver o sorriso deles muda-nos completamente, tornamo-nos de certeza melhores pessoas. Ensinam-nos muito, e ser melhor pessoa é uma delas.
Não conseguimos perceber ainda porque há tanta discriminação, se é por não terem a mesma estrutura física que nós, se é por terem, por vezes, imensas dificuldades, se por não serem iguais a nós... São perguntas para as quais não temos respostas. Nem conseguimos perceber como é que alguma delas pode ter um sim como resposta.
Os portadores de deficiênca, são pessoas como nós, apenas com mais limitações. Devemos tratá-las de igual forma, pois tal como nós eles também fazem parte, são seres humanos tal como todos nós. Porque é que têm que ser tratados de forma diferente?
A próxima vez que vir alguém portador de deficiência, não "fuja", não diga ao seu filho para não olhar, não diga que não se deve aproximar, apenas aja com normalidade e diga ao seu filho para não ter medo, porque decerteza que essa pessoa não lhe irá fazer mal algum. Os portadores de deficiências merecem ser incluidos, é um direito que têm. Não serem discriminados.
Está na hora de mudar um pouco a mentalidade que ainda está presente nos nossos dias. Somos Iguais, Diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário