A Psicomotricidade é definida pela Associação Portuguesa de Psicomotricidade, como sendo um campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações recíprocas e sistémicas que ocorrem entre o Psiquismo e a Motricidade. Baseada numa visão holística do ser humano, a Psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.
Objectivos:
· Promover a regulação e harmonização tónica centrada sobre a maneira de estar no seu corpo (atitude-postura, esquema corporal, descontracção neuro-muscular);
· Promover movimentos funcionais e expressivos centrados sobre a maneira de agir com o seu corpo (coordenações, dissociações, práxias);
· Possibilitar a vivência da relação tónico-emocional com o psicomotricista através do corpo e do agir, das condições de adaptação
· Compensar uma problemática situada na convergência do psiquismo e do somático, intervindo sobre as múltiplas impressões e expressões do corpo e atribuindo significação simbólica ao corpo em acção;
Exemplo de actividades:
1. Actividades de Relaxação e de Consciencialização Corporal;
2. Actividades de Reeducação Gnoso-práxica;
3. Actividades de Educação Gestual e Postural;
4. Actividades de Estimulação Sensorial;
5. Actividades de Promoção da Noção do Esquema Corporal;
6. Actividades Expressivas;
7. Actividades Lúdicas
2. Actividades de Reeducação Gnoso-práxica;
3. Actividades de Educação Gestual e Postural;
4. Actividades de Estimulação Sensorial;
5. Actividades de Promoção da Noção do Esquema Corporal;
6. Actividades Expressivas;
7. Actividades Lúdicas
A psicomotricidade é essencialmente a educação do movimento ou a educação através do movimento, procurando a optimização das capacidades psíquicas do sujeito.
Com o apoio de Ana Cláudia Monteiro.
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