Apresentação.

No âmbito da disciplina de Área de Projecto do 12ºC da ESSL de Portalegre, escolhemos como objecto de estudo a Multideficiência.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Conceitos Básicos sobre a Multideficiência.

Estes são alguns conceitos que nos permitem perceber e compreender melhor o que estamos a tratar e que nos ajudam a entrar no mundo da multideficiência muito mais facilmente. Estes foram os conceitos que tivemos que aprender para podermos avançar neste projecto.

 

Multideficiência – O que é?

Segundo Orelove, Sobsey e Silberman (2004) e Saramago et al., (2004:213), as crianças com Multideficiência:

“...apresentam acentuadas limitações no domínio cognitivo, associadas a limitações no domínio motor e/ou no domínio sensorial (visão ou audição), e que podem ainda necessitar de cuidados de saúde específicos. Estas limitações impedem a interacção natural com o ambiente, colocando em grave risco o acesso ao desenvolvimento e à aprendizagem”.


Educação especial – O que é?

A Educação especial é um conjunto de processos e procedimentos que permitem responder às necessidades das pessoas portadoras de deficiência.


Educação Especial – Para que serve?

A educação Especial tem por objectivo melhorar o desempenho, a autonomia, a socialização, a inserção sócio educativo, a preparação para vida adulta das crianças e jovens com necessidades educativas especiais de carácter prolongado.
A educação especial permite promover a igualdade de oportunidades e o acesso e sucesso educativo, tendo por base princípios de inclusão e participação na vida comunitária.


Unidades de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência – O que são?

 São uma das diversas modalidades específicas de educação direccionadas a alunos portadores de deficiência, sendo nesta situação uma resposta educativa, especializada, para os alunos com Multideficiência.


Unidades de Apoio Especializado para a educação de alunos com Multideficiência – Para que servem?

Pretende-se com estas Unidades organizar e promover um conjunto de procedimentos que facilitem a inclusão sócio educativa das crianças e jovens com Multideficiência, nomeadamente:
- A participação nas actividades junto dos seus pares, colegas de turma a que pertencem;
- Aplicar um conjunto de metodologias que permitam o desenvolvimento integral deste tipo de alunos, recorrendo a ambientes estruturados, potencializados do desenvolvimento de currículos específicos adequados a este tipo de alunos;
- O desenvolvimento de respostas educativas individualizadas e flexíveis, que vão ao encontro das necessidades educativas deste tipo de crianças e jovens;
- Assegurar apoios especializados, com recurso ao apoio educativo, terapêutico e psicológico.


Quais os materiais que existem nestas unidades? E quem os fornece?

Os materiais existentes nestas Unidades enquadram-se no desenvolvimento e acompanhamento que estes alunos necessitam, nomeadamente ao nível psicomotricidade, comunicação, actividades de vida diária…
As escolas onde estão localizadas, assim com as Direcções Regionais de Educação onde estão inseridas, têm fornecido os materiais às respectivas Unidades.


O que è Intervenção Precoce de Infância?

A Intervenção Precoce de Infância é uma das modalidades especificas de educação existentes, direccionada para as crianças dos 0 ao 6 anos de idade e que tenham comprometidas áreas do seu desenvolvimento, causadas por motivos orgânicos ou ambientais.


Integração – O que é?

Segundo a National Association of Retarded Citizens (E.U.A.) a definição de integração escolar resume-se a «oferta de serviços educativos que se põem em prática mediante a disponibilidade de uma variedade de alternativas de ensino e de classes que são adequadas ao plano educativo, para cada aluno, permitindo a máxima integração institucional, temporal e social entre alunos deficientes e não-deficientes durante a jornada escolar normal».

Com o apoio do Coordenador do Ensino Especial.

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