Apresentação.

No âmbito da disciplina de Área de Projecto do 12ºC da ESSL de Portalegre, escolhemos como objecto de estudo a Multideficiência.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sexta-Feira, 28 de Janeiro de 2011

Esta tarde, fomos uma vez mais á Unidade de Multideficiência da escola da Vargem.
Foi uma experiência que nos tocou muito, pois pela primeira vez, interagimos directamente nas actividades.
Hoje só estava presente o Joaquim.
Começámos as nossas actividades com um "mergulho" na piscina de bolas, rimos, brincámos, fizémos sorrir...
Em seguida perguntámos ao Joaquim que outra coisa queria fazer, ao que ele respondeu: "ginástica", podémos então observar os exercicios que o Joaquim faz, com a ajuda da professora Anabela.
Como terceira actividade, escolhemos a música. Cada um ficou com o seu instrumento, fazendo assim, o ritmo das músicas que iamos cantando.
Esta foi uma experiência muito enriquecedora, tomámos consciência de que o trabalho realizado na Unidade é muito importante, de que é um trabalho muito bonito, pois de cada vez que viamos o Joaquim sorrir, mais nós cresciamos como pessoa e se sentimos isso durante uma tarde, muito mais sentem as terapeutas e professoras, tendo como recompensa por todo o trabalho que fazem o mais puro dos sorrisos, e no fim, isso é o que mais importa.
Por cada sorriso que o Joaquim nos provocou, melhores pessoas nos tornámos. E cada sorriso que conseguimos arrancar do Joaquim, foi como um aconchego ao nosso coração.

28 de Janeiro de 2011


Neste quadro estão representadas as imagens dos pés de todos os alunos, portadores e não portadores de deficiência. Um exemplo de como todas as crianças interagem, sem discriminação.

Objectivo do Blogue

O objectivo deste blogue, é podermos, de alguma maneira, fornecer informação sobre o trabalho desenvolvido na Unidade de Multideficiência da escola da Vargem.
Iremos também partilhar todo o trabalho feito pelas terapeutas e pelas professoras, assim como as actividades que iremos realizar de todas as vezes que nos deslocarmos até lá.
Este blogue vai ser como um tipo de diário em que relataremos todas as interacções com as crianças e com a escola.
Esperamos, de algum modo, poder contribuir para a diminuição da discriminação de crianças portadoras de deficiência e para o aumento da integração das mesmas nas escolas e até mesmo na sociedade em geral.