Apresentação.

No âmbito da disciplina de Área de Projecto do 12ºC da ESSL de Portalegre, escolhemos como objecto de estudo a Multideficiência.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Os nossos Objectivos

Com o decorrer das pesquisas e do recolher de informação sobre a multideficiência, percebemos que muitas pessoas estão completamente desligadas das dificuldades que as crianças com deficiência e as suas familias enfrentam.
Não querem saber, não se preocupam. Talvez seja porque não é com elas, talvez porque não conhecem ninguem portador de deficiência ou talvez porque não estão despertas para este problema, ainda não chegámos a nenhuma conclusão, apenas temos como certeza que, infelizmente, muitas crianças são discriminadas por serem diferentes ou por qualquer outra razão que ainda desconhecemos.
Sendo assim, propusemo-nos a atingir os nossos próprios objectivos, dentro do nosso projecto e do nosso objecto de estudo.
Temos como principal Objectivo, tentar ultrapassar a discriminação e o preconceito e promover a integração, pois entendemos que é a barreira que mais precisa ser ultrapassada.
Temos ainda como outros objectivos, tentar com que as pessoas entendam que apesar de diferentes, as crianças com deficiências podem e devem ter as mesmas oportunidades que as crianças normais e tentar de alguma forma melhorar a qualidade de vida das crianças e das suas familias, incentivando à criação de mais espaços onde as crianças se possam sentir melhor.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Síntese do Projecto

O nosso projecto incide numa parte prática , que diz respeito à integração de crianças com deficiência na sociedade e na mudança de mentalidade das pessoas em relação a esta realidade, e numa parte teórica, que visa tratar a parte cientifica da multideficiência e tudo a ela relacionado, tal como a reabilitação.
Infelizmente a mente das pessoas da nossa sociedade não está ainda suficientemente aberta para encarar este "problema". Por isso o nosso projecto vai focar-se no ensino especial e nas unidades criadas para as crianças com deficiência, promovendo assim a integração das mesmas na sociedade. Esta será então a parte prática do nosso trabalho.
Com a colaboração da Unidade de Multideficiência da Escola da Vargem, iremos desenvolver actividades lúdicas, e não só, que têm como fim mostrar que os portadores de deficiência também têm direito a participar na sociedade e a interagir com as outras pessoas como qualquer outra não-deficiente.
Em relação á parte teórica, pretendemos fornecer um lote de variadas informações sobre "O que é a Multideficiência?", "O que é o ensino especial?", "Como e porque foi criada a Unidade de Multideficiência?", "Qual o trabalho desenvolvido nas Unidades?", etc., mas também falar um pouco da reabilitação que é feita às crianças nas unidades, ou, quando reabilitar não é possível, das técnicas utilizadas para ajudar no melhoramento das capacidades das crianças em relação a várias áreas.
O problema que nos propomos a investigar é a dificuldade por que passam muitas das crianças com deficiências.
Deparámo-nos com o facto de na nossa sociedade muito poucas crianças serem integradas, sendo excluidas e deixadas no esquecimento. Muitas delas para além de serem discriminadas pelas pessoas de fora são também discriminadas pela própria família.
Nos dias que correm, com a evolução da sociedade, seria de esperar que o problema da Multideficiência fosse quase nulo, mas pelo contrário, parece estar cada vez mais assente. Cada vez mais, as famílias e as crianças passam por inúmeras dificuldades, pois há poucos recursos, poucos espaços onde as crianças possam estar em segurança, poucos meios, poucos apoios para as famílias e para as crianças, falta de técnicos, não havendo continuidade dos mesmos com as crianças, poucos materiais apropriados para as crianças se desenvolverem...etc.
Cabe-nos a nós tentar reduzir algumas destas dificuldades. Tendo como principal objectivo a redução da discriminação e o aumento da integração das crianças na sociedade.